segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Entenda a Crise na Cantareira



Sistema de Represas em São Paulo passa por seca recorde, Governo pede economia e descarta racionamento!


* O que é o sistema?

O Sistema Cantareira é formado pelas represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Elas ficam no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Juntas, as represas fornecem água para cerca de 9 milhões de pessoas
na cidade de São Paulo (zonas Norte, Central e parte das zonas Leste e Oeste), além de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André. Parte do interior do estado também recebe água do sistema.


* Por que o nível acumulado está baixo?

O nível das represas sofreu forte queda baixa principalmente por causa da estiagem registrada no estado de São Paulo e nas cabeceiras das represas. Nos seis primeiros meses do ano, choveu 494,4 milímetros – 56,5% do índice previsto segundo a média histórica, que era de 875,1 milímetros. Os dados são da Sabesp.


* Quais as alternativas para a seca?

Além da captação de água do volume morto desde maio, o governo do estado também começou, em março, a usar água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga para compensar a queda na produção do sistema Cantareira e tentar evitar o racionamento.

No início de julho, o comitê que acompanha a crise no Cantareira também decidiu que a Sabesp deveria fazer nova redução no volume de água retirada dos reservatórios. A companhia previa usar 20,9 metros cúbicos por segundo em julho, mas o GTAG recomendou à Agencia Nacional de Águas (ANA) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que meta o uso de 19,7 metros cúbicos por segundo durante o mês. Depois disso, a situação será reavaliada.


* Vai haver ou está havendo racionamento?
Apesar da crise hídrica, o governo de São Paulo descarta a implantação do racionamento, mas os municípios de Santo André, Diadema e São Caetano, no ABC, e Guarulhos, na Grande São Paulo, enfrentaram cortes.

Como alternativa ao racionamento, foi oferecido bônus para quem reduzir o consumo nas cidades que a Sabesp atende, é destinado para quem economizar ao menos 20% em relação à média de consumo do ano anterior.
* Está prevista multa para quem aumentar consumo?
Por enquanto não! 
O governo de São Paulo anunciou em abril que os moradores da região metropolitana abastecidos pelo Sistema Cantareira teriam acréscimo na conta caso aumentassem o consumo, mas a multa não foi colocada em prática. Como alternativa para diminuir o consumo, foi proposto o desconto de 30% na fatura para quem economizar.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/07/entenda-crise-no-cantareira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário